Tenho cólica renal! E agora?

A cólica renal costuma ser uma dor de forte intensidade, que surge devido ao deslocamento dos cálculos pelo sistema urinário, impedindo o fluxo urinário. Por isso a primeira orientação é diminuir a ingesta excessiva de líquido pois a produção excessiva de urina leva ao aumento da pressão no sistema urinário, já que o cálculo obstruiu o canal que leva a urina do rim para a bexiga. Também é importante ficar em repouso, fazer movimentos pode piorar a dor.

 

A cólica renal tem como característica uma dor do tipo cólica, localizada na região lombar que pode irradiar para o abdômen, grandes lábios nas mulheres e para os testículos nos homens. Pode vir acompanhada de náuseas, suor e desconforto persistente.

 

A maioria dos casos de cólica renal é necessário o atendimento de urgência no pronto-socorro e analgesia endovenosa para controle inicial da dor. Após o controle da dor é realizado exame de imagem para que o urologista investigue a causa e a gravidade do cálculo renal.

 

Baseado no quadro clínico duas opções podem ser escolhidas:

1) Paciente é internado para controle da dor e posteriormente ser submetido à um procedimento cirúrgico para remoção do cálculo renal.

 

Atualmente, a melhor opção é através da endourologia, que utiliza procedimentos minimamente invasivos por meio da manipulação endoscópica com auxílio de óticas, microcâmeras, endoscópios, fibras de luz e laser para a fragmentação e remoção dos cálculos. Essa técnica proporciona uma recuperação rápida e alta hospitalar precoce.

 

2) Após o controle da dor, o paciente é orientado a procurar um urologista para acompanhar o quadro. Geralmente é escolhida esta opção quando o paciente não apresenta mais dor, não tem sinais infecciosos e os exames radiológicos indicam que o cálculo se encontra em situação suscetível de ser eliminado (geralmente cálculos menores que 5-6 mm, localizados nas regiões do ureter próximo à bexiga e sem grande dilatação renal). O urologista deve acompanhar o quadro até o cálculo ser eliminado ou removido pelas técnicas de endourologia.

 

Em caso de cólica renal procure serviço de emergência.

 

Para agendamento, informações e dúvidas:

Contato: (62) 3157-2072 (Clínica URO) / 3096-3200 (Hospital do Rim)

Whatsapp: (62) 98210-7233 / (62) 99632-3672

 

Endereço: Clínica URO – Órion Business & Health Complex

Avenida Portugal, 1.148, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

Endereço: Hospital do Rim

Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás.

 

Dr. Victor Rassi Gedda

CRM-GO 19520 / RQE: 11785

-Urologista

-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);

-Pós-Graduado em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein;

-Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci) – Certificado pela Intuitive Surgical.

 

Atendimento em:

-Urologia Geral

-Cirurgia Robótica

-Endourologia

-Uro-oncologia

-Uropediatria

-Cirurgia Laparoscópica

Mostrar mais

Dr Victor Rassi Gedda

Dr Victor Rassi Gedda é urologista, CRM-GO/RQE 11785. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci). Atendimento: Clínica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista e Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3096-3200/ 98210-7233.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Victor
Agende sua consulta com o Dr Victor Rassi Gedda