Tratamentos

Endourologia

A endourologia é um ramo da urologia que consiste na observação e manipulação endoscópica do trato urinário. Contrariamente à cirurgia aberta, serve-se de instrumentos de pequenas dimensões, consistindo em pequenas câmaras e canais de trabalho, habitualmente com alguns milímetros de diâmetro, que permitem o acesso a todo o trato urinário, desde o início da uretra, até ao interior dos rins, passando pela bexiga e ureteres. Pode subdividir-se em dois grandes grupos de procedimentos: diagnósticos e terapêuticos.

No primeiro grupo temos as endoscopias, à semelhança das endoscopias realizadas para a observação do estômago e do cólon, onde se pode observar o interior de todo o trato urinário, permitindo fazer pequenas biópsias de lesões suspeitas e colher urina para diferentes análises; pode, por exemplo, ser utilizado para o estudo de sangue na urina e permitir identificar lesões polipóides (nódulos ou massas projetadas acima do nível da mucosa circundante na bexiga.

No segundo grupo, podemos utilizar os aparelhos endoscópicos para a realização de tratamentos, tais como a remoção de pólipos da bexiga que causam sangue na urina, a remoção de fragmentos de próstata que causam obstrução urinária, ou a fragmentação e remoção de cálculos urinários na bexiga, ureter ou no rim. Estes procedimentos terapêuticos podem ser realizados utilizando-se energia elétrica ou energia laser. Em qualquer dos casos, para este tipo de tratamentos, não há necessidade de fazer incisões na pele, evitando cicatrizes, permitindo uma rápida recuperação, implicando menos dor no pós-operatório, tempos de internamento curtos e uma rápida retoma da vida ativa.

A grande maioria das cirurgias realizadas pela urologia, hoje em dia, usam esta via de abordagem, sendo muito raro, o uso de cirurgia convencional, por exemplo, para tratamento da obstrução induzida pela próstata, ou para a remoção de cálculos.

Sendo uma área em constante desenvolvimento, espera-se que, no futuro, a endourologia permita a quase totalidade dos tratamentos para a obstrução urinária causada pelo aumento benigno da próstata e a totalidade dos tratamentos da litíase urinária.

 

Uropediatria

A uropediatria está em desenvolvimento contínuo e vem sendo reconhecida mundialmente como uma das subespecialidades mais importantes no tratamento das enfermidades genito-urinárias, desde a fase intra-útero até a adolescência . Abrange várias doenças, na maioria das vezes, congênitas.

 

Cirurgia Laparoscópica

Desde os primeiros relatos de cirurgia urológica por via laparoscópica nos anos 90, essa via de acesso tem se tornado parte integrante da vida cirúrgica do urologista. Nesses últimos 25 anos a cirurgia minimamente invasiva, representada fundamentalmente pela laparoscopia pura e recentemente pelas técnicas robô-assistidas, tem cada vez mais melhorado seus resultados oncológicos e/ou funcionais, e ainda tendo estes mesmos resultados muito bem documentados na literatura médica.

 

Uro-oncologia

A Uro-oncologia é a área destina ao diagnóstico, tratamento, prevenção e seguimento de neoplasias benignas e malignas do trato genitourinário. Esta subespecialidade tem sua importância, sobretudo devido à incidência destes tumores, tão elevada no ser humano, especialmente no homem.

 

Para agendamento, informações e dúvidas:

Contato: (62) 3096-3200

Whatsapp: (62) 98210-7233

 

Endereço:

Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N° 2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Cep: 74125-010

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Victor
Agende sua consulta com o Dr Victor Rassi Gedda