Endourologia

A endourologia é um ramo da urologia que consiste na observação e manipulação endoscópica do trato urinário. Contrariamente à cirurgia aberta, serve-se de instrumentos de pequenas dimensões, consistindo em pequenas câmaras e canais de trabalho, habitualmente com alguns milímetros de diâmetro, que permitem o acesso a todo o trato urinário, desde o início da uretra, até ao interior dos rins, passando pela bexiga e ureteres. Pode subdividir-se em dois grandes grupos de procedimentos: diagnósticos e terapêuticos.

No primeiro grupo temos as endoscopias, à semelhança das endoscopias realizadas para a observação do estômago e do cólon, onde se pode observar o interior de todo o trato urinário, permitindo fazer pequenas biópsias de lesões suspeitas e colher urina para diferentes análises; pode, por exemplo, ser utilizado para o estudo de sangue na urina e permitir identificar lesões polipóides (nódulos ou massas projetadas acima do nível da mucosa circundante na bexiga.

No segundo grupo, podemos utilizar os aparelhos endoscópicos para a realização de tratamentos, tais como a remoção de pólipos da bexiga que causam sangue na urina, a remoção de fragmentos de próstata que causam obstrução urinária, ou a fragmentação e remoção de cálculos urinários na bexiga, ureter ou no rim. Estes procedimentos terapêuticos podem ser realizados utilizando-se energia elétrica ou energia laser. Em qualquer dos casos, para este tipo de tratamentos, não há necessidade de fazer incisões na pele, evitando cicatrizes, permitindo uma rápida recuperação, implicando menos dor no pós-operatório, tempos de internamento curtos e uma rápida retoma da vida ativa.

A grande maioria das cirurgias realizadas pela urologia, hoje em dia, usam esta via de abordagem, sendo muito raro, o uso de cirurgia convencional, por exemplo, para tratamento da obstrução induzida pela próstata, ou para a remoção de cálculos.

Sendo uma área em constante desenvolvimento, espera-se que, no futuro, a endourologia permita a quase totalidade dos tratamentos para a obstrução urinária causada pelo aumento benigno da próstata e a totalidade dos tratamentos da litíase urinária.

Uropediatria

1-Uropediatria Goiânia

A uropediatria está em desenvolvimento contínuo e vem sendo reconhecida mundialmente como uma das subespecialidades mais importantes no tratamento das enfermidades genito-urinárias, desde a fase intra-útero até a adolescência . Abrange várias doenças, na maioria das vezes, congênitas.

Cirurgia Laparoscópica

Desde os primeiros relatos de cirurgia urológica por via laparoscópica nos anos 90, essa via de acesso tem se tornado parte integrante da vida cirúrgica do urologista. Nesses últimos 25 anos a cirurgia minimamente invasiva, representada fundamentalmente pela laparoscopia pura e recentemente pelas técnicas robô-assistidas, tem cada vez mais melhorado seus resultados oncológicos e/ou funcionais, e ainda tendo estes mesmos resultados muito bem documentados na literatura médica.

Uro-oncologia

A Uro-oncologia é a área destina ao diagnóstico, tratamento, prevenção e seguimento de neoplasias benignas e malignas do trato genitourinário. Esta subespecialidade tem sua importância, sobretudo devido à incidência destes tumores, tão elevada no ser humano, especialmente no homem.

Cirurgia Robótica

Diversos tratamentos urológicos podem ser realizados por meio da cirurgia robótica que tem como vantagem ser mais precisa e menos invasiva, proporcionando maior sucesso no procedimento.

O sistema cirúrgico robótico mais utilizado na urologia é o Da Vinci que possui um braço de câmera, e 3 braços mecânicos em que são acoplados instrumentos cirúrgicos.

Como funciona? Através de um console de computador perto da mesa de cirurgia, o cirurgião controla com precisão os braços do robô. O console dá ao cirurgião uma visão 3D ampliada e de alta definição do local da cirurgia.

Entre as vantagens da cirurgia robótica podemos destacar:

– Maior precisão do cirurgião;

– Mais segurança no manuseio dos instrumentos;

-Diminuição do risco de infecção;

– Menos dor e perda de sangue;

-Recuperação muito mais rápida;

-Diminuição dos riscos de complicações pós-cirúrgicas.

A cirurgia robótica é uma grande aliada nos procedimentos cirúrgicos em que os espaços são limitados ou em que é necessário o detalhamento do órgão explorado como nas cirurgias da próstata, dos rins e da bexiga, dentre outras, sendo realizadas com grande precisão e refinamento técnico.

Para agendamento, informações e dúvidas:

Clínica Uro – Órion Business & Helth Complex

(62) 3157-2072

Endereço
Clínica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

Hospital do Rim

Endereço
Hospital do Rim, Alameda das Rosas, n°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás.

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Agende sua consulta com o Dr Victor
Agende sua consulta com o Dr Victor Rassi Gedda