Quais as principais causas de hidronefrose antenatal?

Hidronefrose antenatal é a presença de algum grau de dilatação do trato urinário de um ou ambos os rins do feto e representa 50% das anomalias urogenitais. A condição em muitos casos é diagnosticada ainda na vida intrauterina, através da ultrassonografia obstétrica.

 

A maioria dos casos de hidronefrose antenatal é leve e transitória e podem ter resolução natural antes ou após o nascimento. Porém, dilatações maiores podem causar infecção urinária, dor abdominal, sangue na urina, hipertensão arterial e, dependo da causa e/ou do grau da dilatação renal, insuficiência renal.

 

A etiologia da hidronefrose antenatal é variada e as principais causas que persistem após o nascimento são: estenose de junção ureteropélvica (JUP), refluxo vesicoureteral, estenose da junção ureterovesical, duplicações pieloureterais, associado ou não a ureterocele, e válvula de uretra posterior.

 

Todo recém-nascido com hidronefrose antenatal deve realizar como primeiro exame complementar a ultrassonografia das vias urinárias. O exame deve ser realizado 48 horas após o nascimento, evitando o período de desidratação que pode ocasionar falso negativo e/ou dimensionamento inadequado do grau da dilatação.

 

Em linhas gerais, aqueles que têm rim único com dilatação, hidronefrose ou ureterohidronefrose bilateral, suspeita da válvula de uretra posterior, oligodramnia acentuada, precisam de investigação mais precoce, logo após as 48 horas de vida. Aqueles que têm dilatação unilateral, sem outros sinais de gravidade, podem ser investigados em até 3 a 8 semanas após o nascimento.

 

O urologista assistente irá avaliar cada caso individualmente para definir quais próximos exames deverão ser realizados e se o paciente irá necessitar de se submeter a algum tipo de intervenção cirúrgica.

 

Para agendamento, informações e dúvidas:

Contato: (62) 3157-2072 (Clínica URO) / 3096-3200 (Hospital do Rim)

Whatsapp: (62) 98210-7233 / (62) 99632-3672

 

Endereço: Clínica URO – Órion Business & Health Complex

Avenida Portugal, 1.148, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

Endereço: Hospital do Rim

Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás.

 

Dr. Victor Rassi Gedda

CRM-GO 19520 / RQE: 11785

-Urologista

-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);

-Pós-Graduado em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein;

-Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci) – Certificado pela Intuitive Surgical.

 

Atendimento em:

-Urologia Geral

-Cirurgia Robótica

-Endourologia

-Uro-oncologia

-Uropediatria

-Cirurgia Laparoscópica

Mostrar mais

Dr Victor Rassi Gedda

Dr Victor Rassi Gedda é urologista, CRM-GO/RQE 11785. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci). Atendimento: Clínica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista e Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3096-3200/ 98210-7233.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Victor
Agende sua consulta com o Dr Victor Rassi Gedda