Quais as consequências da criptorquidia?

Criptorquidia ou Criptorquidismo se define como a não localização do testículo na bolsa testicular decorrente da sua não descida ou da sua não permanência no seu interior. É a anomalia genitourinária mais comum em lactentes do sexo masculino.

 

A criptorquidia está presente em cerca de 2 a 5% dos meninos nascidos a termo e em cerca de 30% dos prematuros. Em torno de 70% desses casos os testículos se posicionarão de maneira correta no primeiro ano de vida de tal maneira que após essa idade, encontra-se apenas cerca de 1% dos meninos com criptorquidia.

 

A causa da criptorquidia ainda não foi totalmente esclarecida, mas está relacionada a fatores genéticos e diversos fatores ambientais durante a gestação. Entre as causas mais associadas à criptorquidia são a prematuridade ao nascimento e baixo peso ao nascimento para idade gestacional.

 

O diagnóstico inicial da criptorquidia é essencialmente clínico, ou seja, com uma história bem coletada e um exame físico simples através da palpação minuciosa do escroto.

 

Caso seja diagnostica a criptorquidia recomenda-se esperar até os seis meses de idade, pois pode ocorrer descida espontânea do testículo para a bolsa testicular. A cirurgia deve ser realizada preferencialmente entre os 6 e 12 meses de idade, pois pode ocorrer lesões irreversíveis nos testículos que permanecem fora do escroto por mais de dois anos.

Caso seu filho apresente criptorquidia agende sua consulta com o urologista!

 

Para agendamento, informações e dúvidas:

Contato: (62) 3096-3200

Whatsapp: (62) 98210-7233

 

Endereço: Hospital do Rim

Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás.

 

Endereço: Órion Business & Health Complex

Avenida Portugal, 1.148, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

Dr. Victor Rassi Gedda

CRM-GO 19520 / RQE: 11785

-Urologista

-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);

-Pós-Graduado em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein;

-Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci) – Certificado pela Intuitive Surgical.

 

Atendimento em:

-Urologia Geral

-Cirurgia Robótica

-Endourologia

-Uro-oncologia

-Uropediatria

-Cirurgia Laparoscópica

Mostrar mais

Dr Victor Rassi Gedda

Dr Victor Rassi Gedda é urologista, CRM-GO/RQE 11785. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci). Atendimento: Clínica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista e Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3096-3200/ 98210-7233.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Victor
Agende sua consulta com o Dr Victor Rassi Gedda