Cirurgia Robótica Goiânia – Cistos renais: devo me preocupar?

A presença de cistos nos rins pode ser mais comum do que se imagina podendo ser encontrados em até 1/3 da população acima de 50 anos de idade. Também afetam mais os homens do que mulheres. Os cistos renais são as alterações renais benignas mais comuns formadas por bolhas cheias de líquido claro, que ainda não apresentam uma causa bem definida. Podem ser unilaterais ou bilaterais, únicos ou múltiplos.

 

A maior parte dos cistos se localizam na região periférica do rim e, por isso, quase não causa sintomas. Geralmente são descobertos durante exames de imagem de rotina como ultrassonografias.

 

Os cistos renais são divididos usando a classificação de Bosniak. A classificação de Bosniak 1 indica o cisto simples; a classificação 2 em diante é chamado de cisto complexo.

 

Cisto renal simples

 

O cisto renal simples tem como característica ter uma cavidade arredondada de paredes finas e contendo um conteúdo de líquido claro. Representa 70% dos cistos renais e nunca irão evoluir para câncer de rim. Portanto, não é necessário fazer acompanhamento.

 

Porém se houver um crescimento excessivo do cisto comprimindo as estruturas ao redor (pelve renal, artéria renal, etc), o paciente pode apresentar sintomas como dores lombares e flancos, e também hipertensão arterial. Nestes casos é indicado o esvaziamento do líquido por meio de cirurgia.

 

Cisto renal complexo

 

Diferente do cisto simples, este tipo apresenta alterações como, por exemplo, traves, calcificações e espessamentos. Alguns tipos possuem maior risco de evoluir câncer de rim com o decorrer dos anos, sendo necessário o seu acompanhamento pelo urologista.

 

Os cistos complexos de baixo risco são aqueles com um pequeno risco de evoluírem para câncer de rim. A evolução do cisto é acompanhada por meio de exames de imagem como ultrassom ou tomografias a cada 6 meses para observar se há crescimento ou mudança no padrão dos cistos. Caso seja indicado tratamento é realizada a ressecção cirúrgica minimamente invasiva do cisto (videolaparoscopia ou robótica).

 

Em alguns casos, os cistos apresentam características de alto risco de malignidade, sendo necessário realizar, imediatamente, o tratamento cirúrgico por meio da ressecção do cisto por videolaparoscopia ou robótica.

 

Para agendamento, informações e dúvidas:

Clínica Uro – Órion Business & Helth Complex

Whatsapp
(62) 99632-3672

Contato
(62) 3157-2072

Endereço
Clínica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Setor Marista, Goiânia, Goiás.

 

 

Hospital do Rim

Whatsapp
(62) 98210-7233

Contato
(62) 3096-3200

Endereço
Hospital do Rim, Alameda das Rosas, n°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás.

 

Dr. Victor Rassi Gedda

CRM-GO 19520 / RQE: 11785

  • Urologista
  • Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
  • Pós-Graduado em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci) – Certificado pela Intuitive Surgical.

 

Atendimento em:

  • Urologia Geral
  • Cirurgia Robótica
  • Endourologia
  • Uro-oncologia
  • Uropediatria
  • Cirurgia Laparoscópica
Mostrar mais

Dr Victor Rassi Gedda

Dr Victor Rassi Gedda é urologista, CRM-GO/RQE 11785. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci). Atendimento: Clínica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista e Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3096-3200/ 98210-7233.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Victor
Agende sua consulta com o Dr Victor Rassi Gedda