Você sabe o que é Criptorquidia?

Criptorquidia é uma alteração congênita na qual um ou os dois testículos não estão situados na bolsa testicular, ou seja, não desceram.

 

O exame físico neonatal evidencia facilmente esta anormalidade, que ocorre em 3% dos recém-nascidos e em até 45% nos meninos nascidos prematuramente. Não se sabe a causa exata da criptorquidia, estando provavelmente envolvidos fatores como prematuridade ao nascimento e baixo peso ao nascimento para idade gestacional.

 

O diagnóstico inicial realizado pelo urologista é essencialmente clínico através da história clínica e um exame físico minucioso. Os testículos criptorquídicos podem ser palpáveis em até 80% das vezes e geralmente se encontram entre o abdômen e a bolsa testicular. No entanto, os testículos não palpáveis, podem se encontrar dentro da cavidade abdominal, necessitando de procedimentos mais complexos para o diagnóstico e tratamento.

 

Os testículos criptorquídicos, ectópicos e impalpáveis necessitam de tratamento pois aumentam a probabilidade de ficarem atróficos e não produzirem espermatozoides, consequentemente reduzindo da fertilidade. Além disso, esses testículos têm maior risco de desenvolverem tumores.

 

O tratamento é a correção cirúrgica, porém deve-se esperar até os seis meses de idade, pois há uma chance da descida espontânea do testículo para a bolsa testicular, sem ser realizado nenhum tipo de tratamento.

 

Para agendamento, informações e dúvidas:

Contato: (62) 3096-3200

Whatsapp: (62) 98210-7233

Endereço: Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás.

 

Dr. Victor Rassi Gedda

– Urologista

-CRM-GO 19520 / RQE: 11785

-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia

 

Atendimento em:

-Urologia Geral

-Endourologia

-Uro-oncologia

-Uropediatria

-Cirurgia Laparoscópica

Mostrar mais

Dr Victor Rassi Gedda

Dr Victor Rassi Gedda é urologista, CRM-GO/RQE 11785. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Médico Cirurgião Robótico (Robô Da Vinci). Atendimento: Clínica Uro, Órion Business & Health Complex, Avenida Portugal, 1.148, Bloco C Sala 3804 e 3806, Setor Marista e Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Contatos: (62) 3096-3200/ 98210-7233.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Victor
Agende sua consulta com o Dr Victor Rassi Gedda