Infecção urinária de repetição em mulheres

A infecção do trato urinário (ITU) é mais predominante no sexo feminino devido às características anatômicas do trato genito-urinário feminino, como a maior proximidade entre ânus e uretra e o fato de a uretra feminina ser mais curta que a masculina, contribuindo para maior risco de contaminação por uropatógenos.
A infecção urinária de repetição ou recorrente é caracterizada pela presença de dois ou mais episódios de infecção urinária em seis meses ou três ou mais episódios ao ano.
Além da maior susceptibilidade genética, outros fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de infecção urinária, especialmente de quadros recorrentes. Entre eles destacam-se: alteração da flora vaginal, estados de hipoestrogenismo, diabetes mellitus, imunodepressão, obstipação intestinal, atividade sexual, uso de diafragmas ou espermicidas, gestação e outros.
Os sintomas mais comuns da infecção urinária de repetição incluem: dor para urinar (disúria), vontade de urinar toda hora (polaciúria), sangue na urina (hematúria), dor no baixo ventre e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
A realização de higiene perineal e micção após a relação sexual, além do aumento da ingestão de líquidos, regulação do ritmo intestinal e outros, podem contribuir para redução do risco de desenvolver a infecção urinária recorrente. Além disso pode ser realizado a antibioticoprofilaxia que consiste na administração de antibióticos em doses baixas, podendo ser feita de forma contínua ou pós-coito.
Ao apresentar alguns dos sintomas consulte o urologista.
Para agendamento, informações e dúvidas:
Contato: (62) 3096-3200
Whatsapp: (62) 98210-7233
Visite nosso site: https://drvictorgedda.com.br/
Endereço: Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás.
Dr. Victor Rassi Gedda
-Urologista
-CRM-GO 19520 / RQE: 11785
-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia
Atendimento em:
-Urologia Geral
-Endourologia
-Uro-oncologia
-Uropediatria
-Cirurgia Laparoscópica