Fimose: quando operar?

O prepúcio é uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). A fimose é o excesso de prepúcio que dificulta ou impede a exposição da glande. Muito comum em bebês meninos, tende a desaparecer com o crescimento da criança. No entanto, se persistir, pode ser necessário realização de um procedimento cirúrgico.
Também pode acontecer em adultos e em pacientes idosos. Nas crianças é comum provocar dor e inflamação, enquanto nos adultos pode causar câncer no pênis, dor durante as relações sexuais e problemas de desempenho sexual.
Geralmente é normal ter algum grau de fimose até os 2 anos de idade. À medida que a criança cresce, a retração pode acontecer naturalmente, mas a partir dos 2 anos de idade recomenda-se fazer o acompanhamento com o urologista.
Entre as principais causas da fimose podemos citar: episódios repetidos de infecção ou inflamação na pele ou na glande, durante os primeiros anos de vida, na adolescência ou quando adulto.
O tratamento pode ser feito por meio de pomadas à base de corticoides para ajudar a pele deslizar sobre a glande ou exercícios de retração da fimose (para menores de 2 anos), que pode soltar a pele aos poucos.
Caso não haja sucesso com a pomada, o urologista poderá indicar a cirurgia de postectomia. A cirurgia de fimose tem o objetivo de remover o excesso de pele do pênis para prevenir o câncer de pênis, infecções urinárias e a inflamação crônica.
Para agendamento, informações e dúvidas:
Contato: (62) 3096-3200
Whatsapp: (62) 98210-7233
Endereço: Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Cep: 74125-010
Sobre o Dr Victor Rassi Gedda
– Urologista
-CRM-GO 19520 / RQE: 11785
-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia
Atendimento em:
-Urologia Geral
-Endourologia
-Uro-oncologia
-Uropediatria
-Cirurgia Laparoscópica