Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é o segundo tipo de câncer mais frequente do trato urinário. Sendo que a doença se manifesta mais nos homens do que nas mulheres, e sua incidência aumenta a partir dos 60 anos.
O tabagismo é o fator de risco mais significante, pois está presente em cerca de 50% dos casos de câncer de bexiga no sexo masculino e em 35% entre as mulheres. Os tabagistas apresentam uma chance duas a quatro vezes maiores de desenvolver câncer de bexiga, quando comparados aos não-fumantes. Quando o uso de tabaco é interrompido, diminui-se a chance de aparecimento da doença, embora a ação dos fatores cancerígenos possa perdurar no organismo por mais de dez anos.
Outros fatores relacionados ao câncer de bexiga são: as radiações ionizantes como os raios-x, infecções urinárias de repetição ou presença de cateteres no trato urinário, uso de algumas substâncias tais como aminas aromáticas, ciclamato, sacarina, corantes, ciclofosfamidas entre outros.
A maioria dos tumores da bexiga é diagnosticada durante a investigação de hematúria (presença de sangue na urina), seu principal sinal, ocorrendo em 37% a 62% dos pacientes acometidos por este tipo de câncer. Nesses casos, a hematúria é, mais frequentemente, macroscópica (a presença do sangue pode ser detectada a olho nu sem auxílio do microscópio) e total (está homogeneamente misturada com o sangue).
A cistoscopia (endoscopia da bexiga) é o melhor exame para o diagnóstico de tumor da bexiga, sendo que se trata da visualização do interior das vias urinárias através da inserção de um cistoscópio pela abertura da uretra.
O tratamento dos tumores de bexiga se baseia na ressecção completa das lesões, inicialmente, por via endoscópica. Em casos mais avançados, pode ser necessária a remoção cirúrgica da bexiga. Tratamentos adicionais, como terapias intra-vesicais, radioterapia e quimioterapia podem ser necessários em casos específicos.
Para agendamento, informações e dúvidas:
Contato: (62) 3096-3200
Whatsapp: (62) 98210-7233
Endereço: Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás. Cep: 74125-010
Sobre o Dr Victor Rassi Gedda
– Urologista
-CRM-GO 19520 / RQE: 11785
-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia.
Atendimento em:
-Urologia Geral
-Endourologia
-Uro-oncologia
-Uropediatria
-Cirurgia Laparoscópica